“Designers têm que tratar assuntos ambientais e sociais nos seus trabalhos”
Em uma palestra do Boom SP Design, no encerramento, o designer sulafricano descendente de portugueses Gaby de Abreu foi falar sobre um projeto de renome de sua autoria: o logotipo e a comunicação visual da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.Fundador e diretor criativo do Switch Design Group, Gaby contou que alguns projetos vão além do seu objetivo final. “No caso da comunicação visual da Copa, a consciência social era imprescindível. Queria criar uma união africana, trazendo estéticas culturais de diversos países”, conta Gaby.
Por ser a primeira Copa a ser realizada no continente africano, a comunicação devia ir além da África do Sul. Essa era uma forma de valorizar todos os africanos. “Os designers têm o papel e a obrigação de tratar assuntos ambientais e sociais nos seus trabalhos”, acredita. Ele também contou como foi o processo criativo do logo da Copa. Primeiro, como tinha colocado como tema a Africa United, usou imagem do continente africano estilizado. Depois resgatou a principal característica do futebol africano, que também é típica do brasileiro: a habilidade. Pegou como referência um gol de bicicleta do Pelé e transformou em ilustração feita com referência de arte de tribo africana. Em seguida, usou cores de bandeiras dos países e, por último, letras que conversem com a estética cultural do continente.
Outra sacada que ele e sua equipe tiveram foi de fazer souvenirs diferenciados para a Copa. Em vez de só aplicar o logo em camisetas, bonés, toalhas e canetas, por exemplo, foram criadas estampas com referências de diversas culturas e populações da África. Oque ficou muito bom e com ótimos resultados. Agora é esperar para ver quando chega ao mercado. Bem cool e com bastante design! E nada com cara de souvenir.
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