Fundo de Ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2010
Em homenagem às indispensáveis contribuições para viabilizar a Copa do Mundo da FIFA 2010, o presidente da FIFA prometeu que cada um dos 20 mil operários receberá dois ingressos para uma partida no estádio que estiver ajudando a construir. O anúncio, feito em setembro de 2008, marcou a primeira concessão do Fundo de Ingressos, uma iniciativa inédita nos 80 anos de história da Copa do Mundo da FIFA.Ao todo, 120 mil ingressos da categoria 4 (3,6% do total) serão concedidos aos habitantes da África do Sul por meio do incentivo oferecido pela FIFA e pelo Comitê de Organização Local, com o apoio dos seis Parceiros da FIFA. Entre os 120 mil ingressos está incluído o contingente destinado aos operários das construções - que, em novembro de 2009, foi aumentado pela FIFA e pelo Comitê Organizador de 40 mil para 54 mil.
No dia 14 de agosto, 300 dias antes do pontapé inicial da primeira Copa do Mundo da FIFA em solo africano, o Fundo de Ingressos foi formalmente lançado em um comunicado à imprensa na Praça Walter Sisulu, famoso local onde Nelson Mandela e Walter Sisulu assinaram a Carta da Liberdade, documento que contribuiu para a criação de inúmeras possibilidades e oportunidades para os cidadãos da África do Sul. No lançamento, o principal assunto foram os projetos apoiados pelos Parceiros da FIFA, por meio dos quais serão distribuídos 66 mil ingressos para o maior evento do futebol mundial.
O objetivo do Fundo de Ingressos é tornar as partidas da Copa do Mundo da FIFA 2010 acessíveis àqueles que não teriam meios de adquirir ingressos de outra forma. Os ingressos não serão doados gratuitamente, mas concedidos como uma forma de recompensa ou incentivo, especialmente para jovens sul-africanos que participem ou contribuam para atividades de desenvolvimento humano e social. A iniciativa também tem por objetivo a melhoria de programas já existentes, incentivando a participação e agindo assim como um estímulo para a criação de novos programas de desenvolvimento humano e social.
Os programas apoiados pelo Fundo de Ingressos destinam-se principalmente aos jovens sul-africanos que não têm condições de comprar ingressos para as partidas. No total, cerca de 12 milhões de crianças, principalmente por meio de projetos ligados às escolas, poderão ser incentivadas a embarcar em uma jornada de aprendizado através dos projetos apoiados pelo Fundo de Ingressos. As crianças irão adquirir um melhor conhecimento de questões ambientais, como a importância da reciclagem, e aprenderão sobre a prevenção contra o vírus HIV da Aids, entre outras questões de extrema importância.
Além disso, a iniciativa também reconhecerá as contribuições de adultos dos setores industrial e turístico que passaram por programas de estudos de alfabetização financeira, de professores que dão aulas sobre a importância da reciclagem e de líderes comunitários que trabalham na prevenção contra o vírus HIV da Aids. Cerca de um milhão de adultos estarão diretamente envolvidos com os programas do Fundo de Ingressos.
A jornada dos participantes de programas do Fundo de Ingressos se inicia com a participação em um dos projetos apoiados pela iniciativa. Todos os programas são voltados a três áreas principais: saúde, educação e meio ambiente. A última área essencial, a infraestrutura, é representada pelo envolvimento dos operários da construção.
0 comentários:
Postar um comentário