sexta-feira, 2 de abril de 2010

Estádio Soccer City


O Estádio Soccer City foi o local em que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela se dirigiu aos seus compatriotas após deixar a prisão onde cumpria uma sentença de 27 anos. Também foi lá que a seleção da África do Sul levantou o troféu da Copa Africana de Nações em 1996, poucos anos depois da sua readmissão no cenário esportivo mundial. Agora, após a grande reforma feita para a competição máxima do futebol internacional, o público sul-africano volta novamente os olhos ao histórico estádio de Johanesburgo.
O Soccer City será o palco central da Copa do Mundo da FIFA 2010. Ele sediará tanto o jogo de abertura quanto a grande final da competição, esta com uma previsão de audiência televisiva de mais de um bilhão de espectadores.
Com cinco passeios diários durante a semana e quatro por dia nos fins de semana, cada um com duração de 60 a 70 minutos, a arena abriu as suas portas para que as pessoas conheçam melhor as suas instalações antes da chegada dos milhares de torcedores à África do Sul.
"Começamos a oferecer os passeios em meados de janeiro deste ano e tivemos uma grande procura, com quatro mil visitantes desde o início de março", disse o administrador do estádio, Jacques Grobbelaar, responsável pelas visitações ao Soccer City. Os passeios mostram os vestiários, as arquibancadas, as áreas VIP, o campo e o túnel por onde em breve passarão os jogadores rumo ao gramado.
Para Grobbelaar, o sucesso do passeio, ao preço de 80 rands por pessoa adulta, mostra que o Soccer City jamais ficará abandonado após o término da Copa do Mundo. "Estamos preparando o Soccer City para ser uma arena multiuso, o que será importante para o legado do estádio", disse. "Organizamos passeios e eventos, e após o Mundial tudo ficará ainda mais interessante. O estádio contará com um museu esportivo interativo, que exibirá a história do Soccer City e souvenires esportivos."
Grobbelaar também explicou que todo o estádio será equipado com telas que mostrarão aos visitantes as imagens da Copa do Mundo da FIFA. "Por exemplo, teremos telas de LCD nos vestiários com imagens do aquecimento da seleção Bafana Bafana antes de uma partida, e os visitantes, ao caminharem pelo túnel, poderão ouvir o som das torcidas."
O coordenador da cidade-sede de Johanesburgo, Sibongile Mazibuko, acredita que o Soccer City se tornará em breve a principal atração turística da cidade. "Será simplesmente impossível conhecer a cidade sem visitar o Soccer City", disse Mazibuko, que identificou o momento exato no qual o estádio se tornou a escolha turística de muitos. "Quando começamos a colocar a cobertura, a procura cresceu tão subitamente que fomos obrigados a contratar guias turísticos para a condução das pessoas pelo estádio. A procura tem sido muito boa e só vai aumentar."

0 comentários:

Postar um comentário